top of page

PLANETA: CRISES CLIMÁTICAS

Rios sagrados que fluem poderosamente. É preciso sabedoria para ouvir os ensinos que esses mestres encantados tem a nos dizer. A natureza fala. A natureza ensina. A natureza cura. O que silencia nosso saber ancestral? A destruição ambiental. Apenas a destruição é capaz de silenciar os grandes rios. Convidamos nossa comunidade a refletir sobre esse tema. Somente preservando todos os dias, mantemos vivo as cosmovisões, nossa encantaria e memória ancestral. Essa é a verdadeira riqueza desse planeta.


As atividades humanas afetam cada vez mais o clima e a temperatura da Terra, queimando combustíveis fósseis e derrubando florestas tropicais. Dessa forma, enormes quantidades de gases de efeito estufa são somados àqueles presentes naturalmente na atmosfera, aumentando o efeito estufa e o aquecimento global.


Quais as consequências da crise climática mundial? No âmbito da saúde, as mudanças climáticas já afetam as novas gerações. Se o aquecimento chegar a 2ºC, prevê-se que 90 a 200 milhões de pessoas correrão o risco de contaminação por malária. Além disso, a agricultura brasileira será negativamente afetada.


Nesse sentido, as florestas cumprem um papel essencial no equilíbrio da terra. Proteger os territórios indígenas é fundamental na preservação ambiental. A sabedoria ancestral nos ensina que é preciso cuidar de tudo que é sagrado. Para nós, populações indígenas, a natureza é uma grande mãe. Por isso precisamos nos responsabilizar e construir no presente um caminho melhor para chegarmos até o futuro.


No entanto, a moda poluí muito o planeta. E precisamos repensar todo nosso consumo, entendendo a importância de falarmos de sustentabilidade na indústria têxtil. Agradecemos a cada um de vocês que nos apoia e fortalece nosso ativismo. A crise climática é real. E nossa criadora, Day Molina, vem falando desse tema há alguns anos atuando na moda.


Siga ativistas ambientais e apoie a luta das mulheres indígenas na América Latina @txaisurui @molina.ela @vandawitoto @sam_sateremawe @ninagualinga @guajajarasonia @cameronrussel


Nos encontramos no próximo post. Até lá e boa semana!!!!



Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page