NOSSO LUGAR: É INDÍGENA EM CONTEXTO INDÍGENA.

Existe indígena em contexto urbano ou só aldeado? Indígena aldeado é mais indígena que na cidade? Indígena isolado é mais indígena do que aquele que está aldeado? Ainda é indígena quem nasceu fora do território de origem? Você é indígena de verdade? Por esses e tantos outros questionamentos, precisamos dizer que indígena é indígena em contexto indígena. Somos um continente inventado, invadido e nomeado américa latina. Mas desde sempre, Abya Yala resite. E resistimos mesmo com tantos danos e agressões. A auto declaração indígena e a retomada por nossa identidade, é o ato de maior resistência de nossos ancestrais. Somos continuidades desse legado de luta. E estar perto ou longe de seu território de origem, não significa perder nossa identidade. Nós, que habitamos nesse território e nos reconhecemos como pessoas indígenas, devemos ser respeitados. A memória ancestral é sobre lembrar quem somos, de onde viemos. Os processos que nos atravessaram (e nos atravessa), foram impostos pela colonização. Não podemos nos envergonhar de histórias de violência contra nossas famílias. Precisamos sim nos orgulhar de nossas raízes e repudiar toda violência contra nossas gente em qualquer parte desse mundo. Nossa resistência se faz na luta, diariamente e combatendo todas as mazelas sociais contra nossos corpos territórios.

Portanto, colaborando para tantos questionamentos que nos fazem, cito o parente Anapuru Muyupurá: "Somos indígenas sem nenhum adjetivo a mais. Somos apenas indígenas. A cidade que invadiu o território ao qual pertencemos, onde sempre estivemos." Isso resume tudo o que eu gostaria de dizer em poucas palavras. Não é o indígena que está no lugar errado. É a invasão que nos colocou em lugares estereotipados. Resistimos para existir. E vamos seguir lutando pelo bem viver! Pela garantia e autonomia de todos os povos originários.


TEXTO AUTORAL DE DAYANA MOLINA. Não reproduza sem citar a autoria. Até o próximo texto. Me sigam nas redes e acompanhem outros conteúdos em meu perfil pessoal: @molina.ela