Sabemos que a nossa moda toca vocês por todos processos genuínos. E contar os detalhes importa muito. Amamos criar moda com identidade e propósito. Por esse motivo, desde a concepção da NALIMO em 2017, temos criado mais que roupas. Nosso trabalho é um movimento lindo que inspira e empodera. Sentimos orgulho de nossa identidade e acreditamos que isso ressoa em tudo que fazemos.
Nossas estampas autorais, são sempre motivo de muita alegria. Do lado de cá, nosso pequeno time está sempre disposto a fazer de formal autêntica e autoral. E as estampas refletem histórias reais de memória e essência de nossa estilista, Dayana Molina. Por esse motivo, quando lançamos a estampa anciãs, sabíamos que seria um produto muito abraçado por nosso público. E hoje viemos contar um pouco mais sobre essa estampa queridinha e best seller da marca.
A história por trás da estampa anciãs; Em 2019, em uma conversa com sua avó materna (Vovó Nana), Day Molina ouvia os relatos de sua matriarca sobre o apagamento da memória fotográfica de sua origem. Vovó Nana que nasceu numa aldeia em Pernambuco, cresceu sem muitos acessos. E uma das questões que ela mais lamentava, era que não tinha registros de sua infância, seus pais e irmãos. Diante disso, a estilista começou a fotografar sua avó durante a velhice, documentado variados momentos que compartilhavam juntas. Em um domingo, sob a luz natural, fez um retrato da vovó Nana. Essa era a imagem que a avó mais amava. Segundo ela, se sentia "iluminada e bonita".
Passado alguns meses, Day começou a esboçar a estampa que intitulou "anciãs". Pensando a importância da representatividade indígena sob a perspectiva matriarcal. Ao centro da imagem, sua avó. E ao lado dela, outras mulheres de sua família, dentre elas, sua irmã Bya, e a tia Nice. Essa proposta, foi se aperfeiçoando e ganhando mais espaço na mente criativa da Day. Depois disso, em uma reunião com Reg e Bru, materializaram essa ideia definitiva, digitalizando e tornando essa estampa referência étnica e racial para mulheres indígenas de diferentes povos e culturas.
Quando enfim, a estampa estava pronta, a própria vovó Nana, pode conferir, se emocionar e aprovar a ideia da neta. Nesse dia, ao olhar pela primeira vez sua imagem retratada, sentiu-se fortalecida em sua auto estima, afirmando que essa estampa "ganharia o mundo". Vovó Nana ancestralizou há 5 meses. Mas ela viu a Day ser reconhecida como estilista e a estampa consagrada nacionalmente. Essa avó tão inspiradora, sempre foi símbolo de força, luta, afetividade e muitos ensinamentos para nossa estilista. Que ela se sinta honrada por tudo que fez pela Day.
Agora, em mais uma reposição, relançamos a estampa na versão de jaqueta corta-vento. Obrigada por construir essa jornada bonita e inovadora com a gente! Um beijo e até o próximo texto.
