top of page

COSTURANDO O FUTURO COM AS MULHERES KAYAPÓ.

É com imensa alegria, que comunicamos a nossa rede, que estaremos em mais uma viagem de campo na Amazônia. Dessa vez, costurando com as mulheres Kayapó. Vem entender mais sobre essa conexão ancestral.


KUBE KÀ KAYRY ~ Faremos uma oficina de costura na aldeia Mojkarakô, entre os dias 12 e 22 de março. Essa capacitação em costura, será minsitrado por nossa equipe criativa; Dayana Molina e Gabrieli Lecoña, da NALIMO. Esse momento será especialmente dedicado as menire do alto e baixo riozinho, no território indígena Kayapó.


A iniciativa se propõe capacitar e aperfeiçoar técnicas de corte e costura a partir de uma perspectiva decolonial, com o intuito de valorizar a identidade indígena e diversidade estética.


Esse projeto só é viável e possível, através do financiamento e apoio da Conservação Internacional, com recursos doados pela L'orèal. O projeto será o primeiro a ser totalmente executado pela associação Floresta Protegida, sendo voltado especialmente para as mulheres.


Para nós da NALIMO, que somos um time feito, pensado e criado 100% por mulheres, é uma honra colaborar com essa iniciativa. Acreditamos profundamente que a costura é uma ferramenta poderosa que gera autonomia na vida das mulheres. E queremos construir junto das mulheres Mebêngôkre, um futuro mais bonito, cheio de força, esperança e a soberania das mulheres da floresta.


Nesse projeto, a comunidade é apoiada na construção de suas próprias casas de costura. Totalizando 33 aldeias kaiapós contempladas com a capacitação. Nas casas de costuras, terão estruturas com equipamentos de máquinas, mobiliário e insumos de costura.


Cada capacitação será dividida em 5 dias. Todo esse projeto com as oficinas de costura está sendo organizada pela AFP, em colaboração com as mulheres, caciques e lideranças da aldeia Mojkarakô.


No encerramento de nossas atividades, faremos desfiles de moda originária nas aldeias, com as produções feitas pelas alunas menire. Histórico e emocionante, não é? Estamos partilhando essa notícia incrível e convidando nossa rede para conhecer mais sobre o projeto. Em breve voltamos aqui para contar mais sobre essa linda experiência.


Essa atividade é uma conquista coletiva das mulheres Kayapó do território indígenas Las Casas e a liderança feminina Tuíre Kayapó. Agradecemos ao convite das nossas parentas kayapó, a Floresta Protegida, a CI, L'orèal.



Arte: Carolina Sobreiro Texto: Dayana Molina em colaboração com Floresta Protegida.





Комментарии


Post: Blog2_Post
bottom of page