top of page

COLEÇÃO TERRA

Chegamos a nossa última apresentação de coleção desse ano de 2022. Uma longa jornada de muitos aprendizados, compromisso e reconhecimento de nosso trabalho quanto marca e ativismo na moda. NALIMO se tornou muito mais que uma marca de roupas, mas uma referência e inspiração sobre fazer moda ética, sustentável, com impacto positivo e representatividade. Queremos agradecer a todos vocês clientes, amigos, apoiadores, parceiros e empresas que se conectam aos nossos valores e estão dispostos a CO CRIAR um novo mundo melhor. Seguimos agradecidas nível máximo mesmo!


Somos uma grande casa, uma verdadeira CIRANDA DE GENTES, feita muitas cores, formas e texturas. A coleção “TERRA” traz uma paleta em tons terrosos representando os diferentes tons de pele e territórios indígenas presentes na América Latina. Nas modelagens, cortes geométricos, tecidos fluídos, riquezas de bordados e texturas, encontra-se muita referência têxtil ancestral. Além das roupas, os acessórios artesanais merecem destaque; tramas orgânicas, design autoral, valorização de nossa cultura e manualidades riquíssimas.


Diferentes formas de expressar a fluidez humana em conexão com o planeta. É na terra que os primeiros movimentos da vida acontecem. E de volta para terra, nosso corpo se funde à natureza. Do lado de cá, importa muito humanizar o trabalho e dignificar nossa gente. Não é só artesanatos, é ARTE ANCESTRAL MILENAR.


Escolhemos ser parte dessa grande madre chamada PACHAMAMA, ou simplesmente mamãe terra. Honramos o tempo presente e toda beleza que a natureza nos dá. Aqui onde tudo se conecta, existe e acontece. Somos filhos que amamos esse planeta e queremos protegê-lo de forma mais consciente e real. Por isso, nessa nova coleção refletimos mais uma vez, muito além das roupas.


A terra é feminina e sagrada. Precisamos cuidar dela como quem cuida e honra um ancião. Quando amamos e honramos alguém, protegemos e desejamos que os dias sejam prolongados. Vivemos um tempo de explosões sociais e crises climáticas. É urgente olharmos para isso de forma responsável, ética e colaborativa. Todos nós estamos conectados. Nada acontece de forma isolada. Falamos muito sobre cuidar do planeta. Mas quem cuida da vida daqueles que cuidam da terra?


Em mais um desfile, expressamos a necessidade de visibilizar diferentes corpos indígenas, seus contextos sociais e vivências. A marca é vanguarda na discussão e fomento de diversidade na moda. 95% do casting desse desfile é composto por pessoas indígenas e 5% por pessoas negras. Nessa coleção, convidamos modelos que já fazem parte da trajetória da marca, desde sua concepção em 2017. Para Day, trazer de volta para a passarela modelos como Flávia Anastácia, Katu Mirim e Mirindju Mbya, é relembrar a construção da NALIMO e o nosso comprometimento com a inclusão étnica e racial. Além de modelos, artistas e influencers indígenas, participa desse desfile, a liderança indígena Txai Felipe, da nação Yawanawa vindo diretamente da Amazônia. “Para nós, é sempre uma alegria muito grande contar com a colaboração de tanta gente diversa, parente indígenas de tantas partes de Abya Yala, representando de forma expressiva toda a diversidade deste continente chamado América Latina”. Afirma Day Molina.


“A terra é por onde se caminha com o corpo, é onde os pés pisam para caminhar. A gente marca a terra pisando, e assim registra a terra com nossos pés. Deixamos nossos rastros em cima de outros rastros, ou refazendo outros rastros que também são caminhos. Então penso terra para caminhar” Esse pensamento de Salissa Rosa, ilustra também parte do conceito por traz da coleção da estilista indígena.


“Territórios e corpos são elementos da terra. A terra tem muitas cores, assim como nossas peles. É uma expressão divina a forma como tudo isso está em sintonia” Mais uma vez, para além da moda, Day Molina reafirma a importância social e política de sua pesquisa étnica e ancestral dentro da indústria, refletindo sobre os diferentes caminhos que podemos percorrer quanto indivíduos e coletivos.


CASTING: Gabi Pankararu, Mirindju Guarani Mbya, Brisa Flow, Katu Mirim, DeVilla, Flavia Anástacia, Haru, Maria Salomé, Stefany Guajajara, Ian Wapichana, Juão Nyn, Nelson D, Kakau Pataxó, Tuanny, Auá Mendes, Txai Felipe Yawanawa. DIREÇÃO CRIATIVA & STYLING: Day Molina ASSISTENTE CRIATIVA & PRODUÇÃO: Gabi Lecoña FOTOGRAFIA: Gustavo Paixão COSTURAS: Lourdes & Eli Agradecimento especial: VERT SHOES BR.



Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page